A Osteoporose não é uma doença bem definida e, por isso, é tida como uma síndrome multifatorial. Apesar disso, ela sempre apresenta como sintoma a perda de massa óssea e a deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, causando sérias fragilidades e o aumento de fraturas.

Os fatores que podem levar ao desenvolvimento da Osteoporose são muitos e alguns deles são:

• Falta de esporte durante a juventude;
  • Sedentarismo;
  • Baixa ingestão de cálcio durante a infância;
  • Menopausa precoce;
  • Uso abusivo de álcool e cigarro;
  • Uso de determinados medicamentos.

Mulheres que estão em fase de pós-menopausa, acima dos 65 anos, e homens acima dos 70 anos, sofrem mais com a doença. Pessoas que sofrem dos males da doença e estão abaixo das idades citadas, provavelmente estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 18,5 kg/m², possuem fratura prévia e/ou possuem doenças que aumentam os riscos de Osteoporose.

A Densitometria Óssea​ é o exame que irá diagnosticar a Osteoporose​ desenvolvida pelo paciente. O método detecta a redução da massa óssea de forma precoce e precisa, sendo ainda a forma mais utilizada para avaliar a densidade mineral dos ossos. Ela é a responsável pela avaliação da coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio, que são as áreas mais propensas ao risco de fraturas.

A Densitometria Óssea se utiliza de meios bastante sofisticados tecnologicamente para a captação dos resultados. Além disso, o exame é rápido (tem duração​ – comparado a​ média de 15 minutos) produz até 10 vezes menos radiação radiografia tradicional do tórax – e é indolor​.​

O método também é utilizado por pediatras, em crianças e adolescentes até os 20 anos de idade, afim de acompanhar o crescimento, a massa óssea e a quantidade de massa magra e massa gordurosa.

É ainda um importante aliado para avaliação de que o tratamento da Osteoporose esteja sendo realizado com sucesso e, assim, fazendo com que o paciente tenha uma qualidade de vida melhor e com riscos diminuídos.

Por isso, mantenha seus exames e sua saúde em dia.