Manter o corpo ativo é uma das principais formas de impactar positivamente na expectativa de vida dos idosos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelos de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade para os adultos.
Os exercícios físicos vão além da redução do Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto. Com essa prática há também ganhos neurológicos, que melhoram a qualidade de vida, a fragilidade e os riscos de queda. Continue lendo este texto e conheça exercícios que os idosos podem fazer.
Por que é importante praticar exercícios?
A prática de exercícios traz diversos benefícios para a saúde e manter os idosos ativos é uma forma de melhorar a autoestima e prevenir contra diversas doenças. Mas não é só isso que as atividades físicas podem impactar. Separamos uma lista com os principais benefícios:
- fortalece os músculos e ossos, ajuda a caminhar melhor e reduz as quedas;
- redução da incidência da osteoporose e do Alzheimer;
- ajuda no funcionamento das articulações;
- previne contra a depressão e a diabetes;
- promove mais sensação de bem-estar;
- melhora o sistema imunológico;
- mantém o cérebro em alerta.
Quais profissionais podem auxiliar os idosos?
Os idosos necessitam de um acompanhamento mais próximo dos profissionais da saúde. Isso se dá, pois com o avanço da idade o nosso corpo fica mais fraco, absorve menos nutrientes e requerem cuidados especiais. Nesse momento é importante conhecer as necessidades dos idosos para procurar os profissionais necessários.
Nutricionista
Os nutricionistas prescrevem uma dieta que seja mais equilibrada de acordo com a necessidade de cada um. Esse acompanhamento é importante, porque enfermidades como diabetes, o colesterol, anemia, pressão alta, doenças renais e cânceres, necessitam de diferentes formas de alimentação.
Médico
Os médicos serão os responsáveis por diagnosticar como está a condição de saúde dos idosos. Dessa forma, eles irão orientar quais são os melhores exames e tratamentos a serem feitos para cuidar da saúde dos idosos.
Fisioterapeuta
Com o passar dos anos, a estrutura física dos idosos ficam mais debilitados. Os fisioterapeutas auxiliam na recuperação dos movimentos por meio de massagens e exercícios.
Cuidador de idosos
Em casos em que os idosos precisam de um acompanhamento mais próximo e rotineiro, o cuidador é o profissional indicado. Ele tem a habilidade de fazer a higienização, auxiliar nas refeições e ministrar os remédios prescritos pelos médicos. Além disso, eles são uma companhia para os idosos socializarem.
Quais atividades os idosos podem realizar?
Os exercícios físicos auxiliam no bem-estar geral dos idosos, melhoram a sua saúde física, mental e contribuem para preservar a sua autonomia no dia a dia. Dessa forma é importante incentivar que os idosos pratiquem as atividades com mais frequência.
Os exercícios devem ter pouco impacto para evitar lesões e desenvolver o equilíbrio, força muscular e a flexibilidade. Separamos algumas sugestões para se colocar na rotina dos idosos:
- hidroginástica;
- alongamento;
- musculação;
- caminhada;
- natação;
- pilates;
- dança.
Uma recomendação importante é fazer o acompanhamento de um educador físico para que ele oriente os movimentos para evitar qualquer lesão. Dessa forma, é importante começar aos poucos e aumentar a intensidade, frequência e duração à medida que a resistência aumenta.
Fale com seu médico e agende os exames conosco pelo telefone (48) 3381-1000 ou via WhatsApp clicando aqui!