Estilo de vida saudável e prevenção de doenças na mulher

A busca por um estilo de vida saudável é uma jornada contínua e essencial para todos, independentemente do gênero. No entanto, para as mulheres, adotar um estilo de vida saudável pode ser fundamental na prevenção de diversas doenças que podem afetar seu bem-estar ao longo da vida.

Neste post, vamos explorar a importância de adotar hábitos mais saudáveis e como isso pode, ao longo do tempo, contribuir para a prevenção de doenças que afetam especificamente as mulheres.

Cuidados com a alimentação

Uma alimentação equilibrada é um dos pilares fundamentais de um estilo de vida saudável. Para as mulheres, a dieta desempenha um papel crucial na prevenção de doenças como a osteoporose e doenças cardíacas, enquanto a redução do consumo de gorduras saturadas e sódio pode contribuir para a saúde cardiovascular. Além disso, uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais está associada a um menor risco de câncer de mama e câncer de cólon.

Atividade física regular

A prática regular de atividade física não só auxilia na manutenção do peso, como também beneficia a saúde em geral. Para as mulheres, o exercício é uma ferramenta importante na prevenção de doenças como a osteoporose, e reduz o risco de doenças cardíacas. Outro benefício, é que a atividade física regular está associada a uma menor incidência de câncer de mama e câncer de ovário. Além disso, incorporar exercícios à rotina diária é uma escolha que pode fazer a diferença na prevenção de doenças crônicas.

Saúde mental

O estresse crônico pode ter um impacto significativo na saúde das mulheres, aumentando o risco de doenças como a depressão, ansiedade e problemas cardiovasculares. A adoção da prática de técnicas de relaxamento, meditação e atividades de lazer, pode ajudar a reduzir esses riscos. Além disso, é fundamental buscar apoio emocional quando necessário e não hesitar em procurar a ajuda de profissionais de saúde mental quando enfrentar desafios emocionais.

Exames de rotina

Os exames de rotina são aliados fundamentais na detecção de doenças que afetam as mulheres. Realizar exames de rotina são medidas essenciais de autocuidado e monitoramento da saúde feminina.

Quando falamos sobre câncer de mama, são vários os exames que podem ajudar a rastrear qualquer tipo de alteração: Tomossíntese, Ressonância magnética, Mamografia e Ultrassom das mamas são essenciais na detecção precoce, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido.

Conforme as orientações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia:

A mamografia, uma radiografia das mamas, é recomendada para detectar possíveis alterações. O rastreamento anual com mamografia é aconselhado para mulheres entre 40 e 74 anos.

A ultrassonografia pode ser considerada como um exame complementar à mamografia em casos de mamas densas, a menos que seja realizada uma ressonância magnética.

A tomossíntese representa um avanço na mamografia e deve ser considerada no processo de rastreamento. Recomenda-se a utilização da tomossíntese em combinação com a mamografia 2D como parte do rastreamento.

Neste Outubro Rosa, o CURA grupo criou o movimento #OutubroRosaCURA, que convida todas as mulheres a refletirem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Conhecer os fatores de risco, estar ciente das recomendações de saúde e buscar informações sobre a saúde feminina são passos importantes. A prevenção de doenças na mulher é um compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar a longo prazo.

Além disso, é essencial que as mulheres sejam defensoras de sua própria saúde, procurando cuidados médicos regulares e sendo proativas em relação à prevenção.

Lembre-se: em caso de dúvidas ou sintomas, consulte seu médico. E se ele pedir algum exame preventivo, agende conosco agende conosco pelo WhatsApp ou (48) 3381-1000.

Mais artigos